Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um pouco de minha Historia na Gastronomia,Gastrored da Espanha

5º Congresso latinoamericano de Gastronomia e Nutrição,São Paulo Brasil






Informações




Evento único na América Latina reúne gastronomia e nutrição numa só receita

Versar sobre o prazer de comer, a arte de produzir preparações e aplicar a ciência da nutrição e do equilíbrio torna-se um grande desafio

A Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição – SBGAN realiza a quinta edição do Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição que se tornou referência quando são abordados assuntos ligando essas duas áreas. É único porque versar sobre o prazer de comer, a arte de se produzir preparações e aplicar a ciência da nutrição e do equilíbrio tornou-se, em nossos tempos, um grande desafio aos quase 73 mil nutricionistas num universo de mais de 1,2 milhão de pontos de venda/estabelecimentos que produzem refeições no País.

Dados da Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas indicam que 48,1% da nossa população adulta estão com excesso de peso, crescendo um ponto percentual ao ano, enquanto 11,2 milhões de pessoas passam fome. Não bastassem esses dados, as famílias de classe média brasileira desperdiçam anualmente, em média, 182,5 quilos de comida!

O objetivo do congresso é de como vencer esses desafios e criar oportunidade para troca de experiências no mercado foodservice. O evento reunirá nutricionistas, chefes de cozinha, gestores e proprietários de restaurantes, buffets e público em geral. Além de palestras, haverá workshops, mostra de produtos e serviços e um concurso de gastronomia. São esperados cerca de mais de mil visitantes do Brasil e exterior.

Segundo a presidente da SBGAN, a dra. Maria Lucia Tafuri Garcia, o congresso tem levantado também questões relacionadas à sustentabilidade: “Abordar a importância que esses profissionais da área do foodservice têm com a sociedade, seus clientes e o planeta é fundamental se pensarmos que, em pouco tempo, os recursos renováveis utilizados nas cozinhas podem acabar”, afirma. Por isso, dentro da grade de palestrantes estarão experts abordando além desse tema, outros de grande relevância, como as questões relacionadas à segurança e higiene dos alimentos durante a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016.

5.º Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição
Local: Mercure Nortel SP
Av. Luiz Dumont Villares, 400 – Santana – São Paulo – SP
12 a 14 de abril de 2012
Inscrições e informações: www.sbgan.org.br

Sobre a Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição – SBGAN


A SBGAN é uma organização civil de interesse público de acordo com a Lei 9.790 de 23/03/1999, registrada com CNPJ 05.317.173/0001-51, fundada em 10 de agosto de 2002 com o objetivo de reunir profissionais da área de foodservice, nutricionistas, estudiosos, gastrônomos, estudantes, entre outros, por meio de atividades técnico-científicas e culturais, tais como: congressos, seminários, cursos, workshops, palestras, encontros. Também promove a cultura gastronômica, defesa e conservação dos hábitos alimentares e do meio ambiente; além da promoção da segurança alimentar e nutricional.

Neste ano, a SBGAN completa 10 anos com importantes ações:

·       Realização de cinco congressos latino-americanos de gastronomia e nutrição num total de mais de 4 mil participantes/visitantes;
·       Mais de 20 mil cadastrados no Brasil e exterior;
·       Realização de cinco Encontros SBGAN de Gastronomia Saudável;
·       Participação em mais de 350 eventos da área no Brasil e exterior;
·       Produção de mais de cem artigos técnicos e/ou orientação; entrevistas para veículos de mídia eletrônica, televisiva, revistas e jornais;
·       Preparação de mais de 200 jovens estudantes da área de gastronomia com inclusão em estágios profissionalizantes;
·       Mais de cem palestras para estudantes dos cursos de graduação de nutrição e gastronomia no Brasil;
·       Criação de intercâmbio com a escola de gastronomia Mussi Sebess na Argentina; entre outros.

Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição
Av. Água Fria, 640 – cj. 03
02332-000 – São Paulo – SP – Brasil
Tel./fax 55 11 2978-8731
web: www.sbgan.org.br


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A feira Equipotel Brasil foi vendida ao grupo Reed Exibitions Company da Inglaterra





COMUNICADO AO MERCADO


EQUIPOTEL É ADQUIRIDA PELA REED EXHIBITIONS

São Paulo, fevereiro de 2012 - Em acelerada expansão no Brasil, a Reed Exhibitions confirmou, no começo de fevereiro, a compra da EQUIPOTEL, promotora da maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. Com a aquisição, as feiras adquiridas- São Paulo e Nordeste - passam a fazer parte de um calendário internacional de eventos, o que amplia as oportunidades de negócios para visitantes e expositores. A transação consolida o Brasil entre os líderes do setor de hotéis e hospitalidade, dentre todos os países em que o grupo Reed Exhibitions atua. Internacionalmente, a promotora já detém a marca francesa Equip'Hotel, o que irá ajudar a alavancar os eventos no Brasil.

Para a Reed Exhibitions, as aquisições acontecem em um momento em que a promotora amplia os investimentos no país. No Brasil desde 1997, a empresa que iniciou sua atuação com cinco eventos, hoje conta com um portfólio de 46 eventos e mais de 250 funcionários. Desde a chegada ao Brasil já foram quatro aquisições, sendo a mais expressiva a joint venture com a Alcantara Machado, até então líder absoluta na América Latina.

A aquisição da EQUIPOTEL garante maior exposição de todo o setor de hospitalidade brasileiro. Diante do crescimento da economia brasileira e a repercussão do país mundo a fora, este setor boas oportunidades de expansão no país. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são bons exemplos do crescimento da demanda. Além desses eventos, o Brasil entrou de vez na rota dos maiores eventos de negócios do mundo. Pesquisa divulgada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil nos últimos dias, revela que a taxa de ocupação nos hotéis em todo o Brasil chegou a 69,14%, o maior índice da história.

"Nossos projetos para o Brasil sempre foram claros e intensos: maximizar as oportunidades no mercado brasileiro para criar um crescimento sustentável e lucrativo em um mercado dinâmico e crescente. Olhando por vários prismas, a EQUIPOTEL é uma incorporação importante para o nosso portfólio. A aquisição de eventos como este permitem a Reed Exhibitions chegar com força em um mercado onde ainda não atuava", explica Juan Pablo De Vera, presidente da promotora no Brasil.

“Nossa empresa tem 53 anos de atividade, tudo começou com a Revista Hotelnews e na sequência foi lançada a feira Equipotel que neste ano de 2012 completa 50 anos. São cinco décadas de sucesso absoluto. Os tempos mudam e, obedecendo sempre nossa firme visão de lideres dos segmentos da hotelaria e gastronomia, na certeza de promover, através desta fusão com a Reed Exhibitions a necessária condição para continuar crescendo, mantendo a condição de liderança, tomamos, eu, minha mãe Magdala Castro e minhas irmãs uma, embora acertada, difícil decisão, a de passar o comando da gestão das feiras de São Paulo e Nordeste para uma líder mundial nos segmentos de nossa atuação. Mas isto, em nada significa nosso afastamento do mercado para o qual tanto contribuímos, pois continuaremos à frente da Revista Hotelnews, dando continuidade a uma parceria histórica de meio século com as feiras da Equipotel”, comentou Katia Castro, diretora-superintendente do Grupo Equipotel.

A EQUIPOTEL vem para reforçar a presença da Reed Exhibitions em Pernambuco, que deve abrir nos próximos meses escritório no Estado, levando para o Nordeste algumas das principais feiras que já acontecem em mercados consolidados como São Paulo e Rio de Janeiro.

REED EXHIBITIONS NO BRASIL

A EQUIPOTEL é a quarta aquisição do grupo no país. Veja a abaixo as demais aquisições da promotora:

- 1997: chegada do grupo no país. Realizava cinco eventos e tinha 23 funcionários;

- 2007: a Reed Exhibitions adquire posição majoritária no join venture com a Alcantara Machado, passando a se chamar Reed Exhibitions Alcantara Machado. Torna-se a maior promotora de eventos da América Latina;

- 2009: a empresa compra a MG eventos, e com ela dois grandes eventos: a Brasil Offshore, em Macaé- RJ, e o Salão Duas Rodas, em São Paulo.

- 2011: a promotora adquire a Multiplus Feiras & Eventos, empresa com sede em Ribeirão Preto-SP, que tem como alvo eventos focados nos setores sucro-energético, moveleiro e industrial. Também neste ano, a Reed Exhibitions incorpora ao seu portfólio a Santos Offshore, evento de petróleo e gás realizado na cidade portuária de Santos-SP.

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado

Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.

A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.

Sobre a Revista Hotelnews

A Revista Hotelnews criada há 53 anos, considerada o principal veículo de informação dos segmentos da hotelaria e gastronomia em nível nacional, tem sua trajetória marcada pela conduta de comprometimento com este mercado tão importante para a economia brasileira. Permanece neste momento seguindo sua vocação de ser a mídia de divulgação das tendências, lançamentos e informações técnicas da hospitalidade.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012