Falemos de Gastronomia

Falemos de gastronomia é um blog sobre minha vida pessoal e profissional,onde voçes vão a poder olhar todos meus trabalhos na alta gastronomía e minha participação no mundo gastronómico, onde escrevo sobre fatos históricos da gastronomia em relação a minha vida. Mostro minha familia, que me acompanha em todo momento, minha casa, meu pai, minha mãe e toda minha historia. Para complementar sugero a voçês ingresar nos endereços da web :http://www.jorgemonti.com.br/

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia 29 : Nhoque da Fortuna



Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Fonte : Wilkypedia

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Guia de restaurantes Michelin no Brasil



Os inspetores do Guia Michelin estão atualmente no Brasil, onde eles estão explorando sua gastronomia no Rio de Janeiro e São Paulo, a fim de fornecer aos leitores uma seleção dos melhores restaurantes e hotéis em cada cidade, a guia sai em março de 2015.
Com este novo volume, o 25 º na coleção internacional de guias Michelin, os leitores – independentemente de seus orçamentos , gostos ou desejos – em breve serão capaz de aprender tudo sobre o Brasil ,de sua sutil  gastronomia diversificada , que está enraizada em uma rica herança culinária com base em uma ampla gama de produtos locais de excelente qualidade .
“Estamos especialmente satisfeitos por lançar esta nova edição, que é inigualável na história da Guia Michelin”, disse Michael Ellis, Diretor Internacional, guias Michelin. “O jantar gourmet brasileiro tem vindo a desenvolver de forma constante nos últimos anos, liderado pelo particular por chefes criativos.
O país também se tornou um destino muito atraente para os chefes estrangeiros que estão curiosos para descobrir produtos , tradições e estilos de cozinha diferente de qualquer outro no mundo.
Liderando esse desenvolvimento, as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, hoje estão entre principais centros de restaurantes finos do mundo.
Ambos compartilham a criatividade, curiosidade e abertura cultural.
Por mais de um século, a coleção guia MICHELIN tem proporcionado aos seus leitores com uma seleção de os melhores restaurantes, hotéis e pousadas em todo o mundo. Em2015, a24 guias MICHELIN vai cobrir 24 países em quatro continentes.
Sempre à procura de novos endereços e experiências gastronômicas únicas, inspetores do Guia Michelin estão constantemente a testando uma ampla variedade de restaurantes avaliando cada prato de acordo com cinco critérios: qualidade do produto , a personalidade do chefe como revelado através sua cozinha , preparação e sabores , custo-benefício, e consistência ao longo do tempo e em todo o menu  .
Os melhores restaurantes recebem o rótulo Bib Gourmand ou estrelas, as distinções que são baseadas unicamente na cozinha de qualidade e são sempre atribuídos numa base consensual : Conforto e serviço.

Fonte Guia Michelin